Pages

Subscribe:

Labels

domingo, 7 de novembro de 2010

Cifra (Música)

Cifra é um sistema de notação música usado para indicar através de símbolos gráficos ou letras os acordes a serem executados por um instrumento musical (como por exemplo uma guitarra). As cifras são utilizadas principalmente na música popular , acima das letras ou partituras de uma composição musical, indicando o acorde que dever ser tocado em conjunto com a melodia principal ou para acompanhar o canto.

Este tipo de notação ou cifragem indica ao executante o acorde que ele deve usar, mas deixa a sua sensibilidade musical responsável pela maneira exata na qual ele executará os acordes.

A  imagem abaixo mostra dois exemplos de cifras, sobre uma partitura. Sobre o primeiro compasso, um diagrama de acorde, indica os pontos no braço do violão em que as cordas devem ser pressionadas para formar o acorde (neste caso um acorde de Fá maior). No segundo compasso, é utilizada uma cifra em forma de texto. Neste caso é apenas o símbolo do acorde que é indicado (Lá sustenido maior).



[ Forma Gráfica ]

Quando indicadas através de símbolos gráficos, as cifras indicam as posições que os dedos devem formar sobre as cordas do instrumento ou teclado para compor o acorde desejado. Neste caso são similares às tablaturas e só se aplicam a instrumentos de cordas e as partituras de teclados.

[ Forma Textual ]

A forma mais comum das cifras, no entanto, utiliza letras, números e símbolos musicais para indicar a nota fundamental do acorde e sua estrutura, indicando se ele é maior ou menor, o uso de intervalos adicionais como quartas, sextas, sétimas e nonas ou a inversão do acorde. Um músico experiente é capaz de reconhecer as estruturas indicadas pelas cifras e reproduzir imediatamente o acorde indicado. (Veja o exemplo abaixo)


.

0 comentários:

Postar um comentário